You can’t convince a believer of anything; for their belief is not based on evidence, it’s based on a deep seated need to believe.

[Dr. Arroway in Carl Sagan’s Contact (New York: Pocket Books, 1985]

Contato é um dos filmes que gosto. Assisti apenas uma vez, cerca de dez anos atrás e ainda assim tenho algumas cenas bem guardadas na memória. Posso dizer que entraria para uma lista de filmes prediletos e certamente gostaria de assistí-lo novamente. De qualquer modo, isso está aqui apenas para engordar o texto. E também como referência à citação acima.

Pois bem, ontem eu estava tranquilo e relaxando em minha cama quando o destino bateu à minha porta. Na verdade não era o destino, tampouco o Dr. Destino. Nem bateu à porta. O que aconteceu foi a campainha de casa gritando as 11 da madrugada de um domingo. Um frio do inferno e eu me esgueirei até a janela da frente para apenas espiar quem poderia estar cometendo tal sacrilégio de incomodar o santo descanso dominical. Infelizmente os seres que tocaram a campainha estavam espreitando por qualquer movimentação e perceberam o movimento da cortina, denunciando minha presença. Me obriguei a descer até a sala e abrir a janela para perguntar aos viventes que diabos eles queriam.

😕 olá
😆 Bom dia! Poderíamos conversar um pouco com o senhor?
— E eu, ainda na segurança do meu lar:
😕 ssiim. pois não?
😆 O senhor poderia vir até aqui?

putaqueopariu. Já não chega eu ter que colocar meu cabelo total mendigo nigga hair a mostra, com cara amassada de sono e camiseta xexelenta de dormir, ainda vou ter que ir até lá pra saber o que os malditos querem?

— caminhando a passos lentos até o portão e sendo cegado pela luz do Sol —
😕
😆 mhtgajewnt thgdsfpn thgbnd A PALAVRA DO SENHOR plxwrz qnmbjl A SANTA PALAVRA

Meu cérebro não processava nada do que eles diziam, pois parecia que as palavras não tinham vogais o suficiente, embora claramente eles não falassem alemão. Eis que meu firewall captou algumas palavras e um alerta soou na minha cabeça. PUTAQUEOPARIU. Ainda se eles quisessem me vender livros de colorir, uma edição de 1986 da Enciclopédia Barsa ou pedir um copo d’água, mas não, vieram disseminar a palavra.

😆 O senhor tem interesse?
😕
😆
😕 Cara, não. Não tenho interesse.
😆 Mas veja qu…
😕 Cara, obrigado, mas não.
😆 O senhor acredita em destino?
😕 Não.
😆 Nem nós! E aqui neste folheto isto está explicado tyhnx thjkx qwylkx qplvbj de fácil leitura.

— pego o folheto de uma vez / e o cara ainda me tirou pra semi-analfabeto —

😆 ythjnx thjkx qwylkx qplvb gajewnt tdsfpn thgbnj
😕

— volta pra dentro de casa, puto, olhando por cima o folheto, chega no final e lê —
“TESTEMUNHAS de JEOVÁ.”

Cara, nem consegui voltar a deitar, fui dar uns headshots em Battlefield 2142 para sossegar um pouco. E da próxima vez que alguém do tipo tocar a campainha de casa, se a pessoa perceber que eu ví que ela está lá fora, espero que também perceba que voltei a deitar, ignorando a presença dela.