Internet Banking da CAIXA

Eu sei que o horário não é o dos mais comuns, mas eu estava meio sem sono e cheio de coisas para fazer. Uma delas requeria entrar no site da Caixa.

Pois bem, lá fomos para o https://internetbanking.caixa.gov.br, descobri que precisava cadastrar meu computador. Até aí tudo bem. Coloquei o CPF, nome, data de nascimento e na imensa lista de serviços disponíveis, escolhi o que eu gostaria de cadastrar. Cliquei em continuar e veio a solicitação para instalar um plugin. Já não gostei, mas tudo bem, ao menos não é no Internet Explorer. E quem disse que o maldito plugin instala? Dava alguma mensagem do tipo: “se fodeu playboy, certificado invalido, você não vai conseguir baixar isso hoje”. Eu sabia que isso não ia terminar bem, mas fui em frente. Ignorando o fato de ser mais de três da manhã e que eu realmente receberia uma solução, liguei para o suporte. Fui muito mal atendido por algum ser mal pago que deve ter aceito o emprego achando que não faria porra nenhuma de madrugada. Após explicar o meu problema, o atendente pergunta qual browser utilizo. Firefox!

O senhor possui o Inte..Interne..ternet Explore?

O cara gaguejou, juro! PQP! Isso lá é solução? Só faltava o cara me dizer que o Firefox não suporta HTML.

Respondi que tinha mas não queria utilizá-lo pois o site informa que há compatibilidade com o Firefox a partir da versão 2.0. Depois de me pedir um momento o ser me pede para adicionar uma exceção lá na guia de privacidade das opções do Firefox. Tudo bem que o cara é mal pago e deve estar seguindo um walkthrough, mas que diabos uma exceção de cookie vai me ajudar a instalar um plugin? Ao menos isso me fez lembrar de adicionar a exceção na guia segurança[bb], coincidentemente a que estava logo ao lado. Se ele fez isso de sacanagem ou ignorância, nunca vou saber.

Tentei novamente, em vão. O cara querendo voltar de uma vez ao sono de beleza dele, disse que ia abrir um chamado, pegou meus dados e disse que com muita fé em Deus, um dia alguém ia me ligar para resolver um problema de compatibilidade de browser. Desliguei e, antes de desistir totalmente, fiz o que devia ter feito logo no começo, abri uma cerveja.

Depois disso, pensando mais claramente, resolvi tentar instalar o plugin na marra, ou seja, baixar ele e fazer uma instalação local. O endereço é o https://imagem.caixa.gov.br/xpi/atual/GbMzhCef.xpi e para isso eu precisava permitir uma exceção. Exceções, malditas exceções. Mesmo o maldito endereço do internet banking sendo diferente do qual o plugin estava, adicionei a exceção e só então consegui instalar o maldito plugin.

Reiniciei o browser e, beleza, agora sim eu vou conseguir cadastrar meu computador.
serviço indisponivel

Update: Recebi um ligação do suporte técnico da Caixa com uma “solução” para meu problema. O técnico me disse que é uma limitação do Internet Banking da Caixa que não permite que um computador seja cadastrado a partir do Firefox. Para resolver isso, eu deveria utilizar o Internet Explorer. Depois de dizer que eu não possuia esse browser, o sujeito me diz que então eu deveria fazer meu cadastro em outro computador, no Internet Explorer.

security exceptionUpdate 2: Já é possível fazer o cadastramento de computadores pelo Firefox, sem a necessidade de utilizar o Internet Explorer no processo. Já o problema do Internet Banking precisar da permissão de exceções se dá pelo fato da Autoridade Certificadora (CA) do governo brasileiro (ICP-Brasil) não ter requisitado a inclusão do seu certificado no Firefox 3.x.x. Para acessar todos os sites que requerem esse certificado sem ter que passar pelo penoso trabalho de ficar adicionando várias excessões, simplesmente acesse o site da tradução pt-BR do Firefox para adicionar o certificado do ICP-Brasil.


Black Sabbath – Megalomania

Related posts:

  1. A nova internet
  2. Browser Wars
  3. e da-lhe Fedora

About w1zard

Jefferson Soczek é um gamer viciado em Diablo, apreciador de cervejas especiais, operador do canhão de íons de órbita baixa durante a noite e nerd durante o resto do tempo.
This entry was posted in tech and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Internet Banking da CAIXA

  1. Rechones says:

    Nooossa véio owned d+++++

    Eu sou cliente do Banco do Brasólis.
    Eles tem um plugin, detalhe, com ele ativo o firefox não faz downloads, precisa clicar com botão direito e salvar link como …

    Desativando ele, os downloads voltam como mágica, como diria Bonfá: Totalmente Excelente

  2. w1zard says:

    @Rechones: não que eu goste disso, mas hoje sou cliente do BB, Citi Bank e agora, com a compra da casa própria, cliente da Caixa. Se eu pudesse, ficava só com o BB, que nunca me deu dor de cabeça.

  3. rafaelgimenes says:

    que merda mano!
    e eu que só uso Linux?
    o bradesco funfa e muito bem no firefox :)

  4. w1zard says:

    bump :!: update 2 – fica mais fácil adicionar o certificado da ICP-Brasil.

  5. :-x :-o este sati e muito ruim precisei utilisalo para pagar contas e ver meu saldo e nao concegui

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

:wub: :wink: :vangry: :up: :twisted: :taco: :roll: :pirate: :oops: :mrgreen: :money: :lol: :kiss: :halo: :evil: :down: :cry: :?: :-| :-x :-o :-P :-D :-? :) :( :!: 8-O 8)